domingo, 17 de abril de 2011

Microsoft Office Online




Os principais recursos da maior suíte de softwares de escritório do mundo agora podem ser utilizados diretamente no navegador.

Quem faz faculdade, está na escola ou trabalha em escritório sabe muito bem como faz falta uma boa suíte de aplicativos para edição e visualização de documentos de texto, planilhas e até mesmo apresentações de slides. Atendendo a esses públicos, a Microsoft, que também é a desenvolvedora do sistema operacional Windows, lançou o Microsoft Office.
Os programas que faziam parte da suíte traziam possibilidades para que os usuários criassem e diagramassem seus textos de forma profissional sem muitas dificuldades, além de facilitar a elaboração de planilhas, apresentações de slides e também o preenchimento de alguns bancos de dados.
Desde a primeira versão dos aplicativos até hoje, bastante coisa mudou. Não apenas nos aplicativos, mas em toda a estrutura do mercado relacionado aos computadores, o que direciona a Microsoft a buscar novos elementos que correspondam às necessidades dos consumidores.
Seguindo os passos da Google, que já disponibiliza os seus softwares de escritório para que sejam utilizados em conjunto ao serviço de email, a Microsoft também está disponibilizando os seus principais programas para o uso via web. Assim, os usuários podem criar e editar documentos sem a necessidade de instalação dos softwares.
Para começar a utilizar os recursos do Office Online - também conhecido como Microsoft Web Apps - é necessário possuir um cadastro na rede Windows Live (que você já tem, se possuir uma conta de email no Hotmail ou MSN.com). Clicando sobre o botão “Clique aqui para acessar” no topo da tela, você será direcionado para a página inicial do Microsoft Office Online.
Após isso, é necessário importar os documentos que você possui no computador ou, então, criar um novo. Para iniciar um novo arquivo, escolha a opção “Novo” e defina o tipo de arquivo que deseja criar. Para editar algum, clique sobre adicionar arquivos.

Importando documentos

Se você escolheu importar documentos já criados, utilize o mecanismo de arrastar e soltar instalado na página para enviar arquivos de diversas pastas diretamente para a página. Outra opção é clicar sobre “selecione documentos do computador” para abrir o Windows Explorer e, então, selecionar os arquivos para o upload.
Arraste e solte ou adicione pelo Explorer
Quando os documentos estiverem no local correto, clique sobre o botão “Continuar”. Na nova página, estão listados todos os documentos disponíveis no disco virtual do Office Online. Escolhendo algum dos arquivos, é possível “Editar no navegador”, “Compartilhar” ou realizar outras ações, como baixar e movê-lo de pasta.

Editando no navegador

Essa é a principal função do Office Online e é com ela que você pode criar ou editar seus documentos efetivamente. Na página de edição, estão alguns dos principais recursos do software original, permitindo a digitação, exclusão ou reformatação das páginas já criadas.

Tradução para o português

Após meses de espera, a versão online do Microsoft Office ganhou uma tradução completa para o português falado no Brasil. Quem já costumava usar a suíte de aplicativos online vai notar a mudança de forma totalmente automática, basta que o país conste como local de origem nos dados registrados no Windows Live.
Além de facilitar o acesso às funções do programa, a novidade garante o uso correto do corretor ortográfico. Com isso, fica mais fácil revisar textos, apresentações e planilhas sem ter que se preocupar com indicações erradas devido ao uso de uma língua incompatível com a suíte de aplicativos.

Compartilhando ideias

Caso deseje criar algum documento em conjunto com um amigo ou colega, você pode compartilhar esse arquivo pelo Office Online para que ambos tenham acesso e possam modificar os elementos. Para isso, é necessário aplicar o compartilhamento a toda a pasta de arquivos.
Escolha a pasta desejada e então localize a opção “Somente eu”. Clicando sobre ela, é possível editar as permissões de acesso às pastas, adicionando outras contas do Windows Live para que possam também editar os documentos pela web.

Totalmente gratuito

Uma das principais vantagens do Microsoft Office Online em relação à versão para desktops é o fato do serviço online ser totalmente gratuito. Apesar de isso resultar em funções mais restritas, é algo bastante atrativo para quem somente utiliza a suíte de aplicativos para a realização de tarefas simples – além de servir como prova de que a Microsoft está atenta aos produtos concorrentes.
Todos os arquivos importados ou criados através dos Web Apps são armazenados automaticamente em uma conta do SkyDrive, com limite total de 25 GB. Não é preciso nenhum tipo de registro adicional para ativá-la, já que o recurso é disponibilizado automaticamente para todos que possuem uma identidade no sistema Windows Live.

Integração com o desktop

Uma das características mais atrativas do Microsoft Web Apps é a transição rápida de documentos entre os aplicativos online e aqueles instalados no computador. Com um simples clique do mouse, o usuário transfere as informações armazenadas no SkyDrive para seu disco rígido e, assim que julgar necessário, pode enviá-las novamente para a nuvem sem qualquer restrição.
Tudo isso torna dispensável o processo de importar dados ou copiar e colar informações, além de servir como um bom estímulo para a compra de uma versão para desktops do Office 2010.
Importante: é necessário possuir o Silverlight instalado para poder utilizar algumas das funções do Microsoft Office Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário